O Colégio Graphein é uma escola que tem como proposta de trabalho o respeito às características de cada indivíduo, desenvolvendo um modelo de educação que atende às necessidades de todos os educandos. Nosso principal objetivo é acolher o aluno e despertar nele uma relação positiva com a instituição escolar e o aprendizado.
Este é o grande desafio: garantir que crianças e adolescentes que apresentam necessidades específicas de aprendizagem tenham sua demanda atendida. É preciso acolher o estudante com suas características próprias e ajuda-lo a construir uma nova relação com a instituição escolar e, em última análise, desenvolver a crença na própria habilidade de aprender.
Ao longo de nossa trajetória como educadores no Colégio Graphein, pudemos constatar que, para termos êxito é necessária uma disponibilidade do educador para conhecer e reconhecer cada aluno e atuar atendendo suas necessidades específicas.
Estas ideias se aplicam não apenas às crianças com algum transtorno definido, uma dificuldade detectada, mas também às crianças e adolescentes que, mesmo sem nenhum comprometimento aparente, não apresentam bom desempenho acadêmico.
Queremos compartilhar a experiência do trabalho com o aluno Thiago Ignatti Borges, que começou a estudar conosco em 2014. É um jovem como muitos outros, que gosta de futebol, é alegre, participativo e que tem muito a desenvolver. Porém, para que suas boas habilidades possam se desenvolver, ele tem a necessidade de uma adaptação em seu processo escolar e foi neste contexto que iniciamos nossa estimulação.
O estímulo de aspectos físicos e emocionais é nosso principal objetivo com Thiago. Ele participa de atividades variadas que o estimulam e envolvem para que, a cada dia, possa caminhar mais em direção ao seu pleno desenvolvimento.
Em seu planejamento os educadores preocuparam-se em contemplar seus centros de interesses, além de atender às de suas necessidades específicas. Ou seja, foi preciso pensar nos temas que motivam o Thiago a aprender além de oferecer a ele os instrumentos para lidar com a deficiência visual.
Seu Projeto Pedagógico Individual, que chamamos de Projeto Singular, contempla atividades que propiciam o trabalho com os aspectos que vão além do conhecimento acadêmico formal para um jovem de sua idade. Entre nossas principais frentes de trabalho:
Em nossa experiência exitosa no trabalho com inclusão escolar, constatamos que estudantes com “dificuldades de aprendizagem” necessitam ser olhados, ter suas características identificadas, devem ser conhecidos para que se possa atuar com cada um de maneira adequada. Portanto, o melhor remédio para o dilema da inclusão é o trabalho singularizado com cada um.
“(…) normalizar uma pessoa não significa torna-la normal. Significa dar a ela o direito de ser diferente e ter suas necessidades reconhecidas e atendidas pela sociedade.” Claudia Werneck
“Desde que meu filho Ricardo começou a frequentar o Graphein, pude perceber o quanto o colégio trata o ser humano, e não mais um aluno, como muitos colégios encaram, mais uma fonte de receita financeira.
Existem pessoas que classificam meu filho como ‘especial’, mas aproveitando todo o contexto dessa palavra, para dizer que voces tambem são ‘especiais’
Pude perceber, que são profissionais que ‘adoram’ o que fazem, tem prazer em ajudar ao proximo, e comemoram conosco as vitorias e ‘compartilham’ inclusive os problemas.
Estou muito satisfeito com o Graphein, e agradeço de coração, todo esse trabalho grandioso, pois tenho certeza, que nós todos estamos evoluindo como pessoas, como seres humanos.
MEUS PARABÉNS!
MUITO OBRIGADO!”.
Pai de aluno
“Aprendi aqui a aguentar ser aluno, porque esta é a escola que me aguentou”.
(Administrador de Empresas)
“Foi no Graphein que pude levantar a cabeça e seguir em frente, depois de quase desistir de estudar!”
(Engenheiro)
“O Graphein é mesmo uma escola especial! Especial em muitos sentidos, principalmente porque dá ajuda para o aluno que está com problemas!”
(Engenheiro)
“Essa escola é a melhor do mundo onde todo mundo gosta dos amigos como eles são”.
(Designer Gráfico)
“No Graphein deixei de ter medo de não conseguir aprender, tentei e consegui!”
(Veterinário)
“Aqui, dentro destas paredes, dentro de cada uma destas salas, eu me vi como ser humano, com meus defeitos, mas sobretudo, com minhas qualidades, com minhas tristezas e principalmente com minhas alegrias. E ainda assim, não consigo dizer tudo sobre o bem que esta escola me fez!”.
(Administrador de Empresas)
“Dentro dos portões desta escola aprendi mais do que ler livros ou tirar boas notas. Aprendi a olhar o mundo com outros olhos, um olhar que não termina “de ver”, ele continua querendo mais.”.
(Advogado)
“Aprendi no Graphein que o fracasso é apenas a oportunidade de começar de novo, desta vez de forma mais organizada.”
(Pastor Evangélico)
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