Estratégias variadas garantem a operacionalização destes objetivos e propósitos:
• Organização de um projeto específico para cada aluno, o Projeto Singular, com base na história pessoal, familiar e escolar, e com levantamento de seus centros de interesse, para acolher e atender cada um em variados aspectos.
• No aspecto cognitivo o atendimento é viabilizado pela organização do currículo em módulos semestrais que possibilita adequação à demanda do aluno, no momento. A vantagem da estrutura modular é de conferir maior agilidade ao processo do aluno, uma vez que, caso haja reprovação em um módulo de um conteúdo, ele pode continuar fazendo os módulos mais avançados das outras disciplinas. Isto contribui para evitar o desgaste decorrente da reprovação, como também contribui para que aqueles que “despertam e despontam” num determinado momento possam dar continuidade sem passar novamente por aprendizagem já construída.
• A organização em módulos possibilita, com melhor qualidade, o processo de aceleração escolar, permitindo que alunos com defasagem idade/série, decorrente de suas dificuldades, normalizando sua trajetória acadêmica.
• O atendimento é individual ou em grupo, sendo que os grupos-classe são pequenos e heterogêneos, organizados por meio de sociograma construído com análise dos projetos singulares. Esta montagem não é feita a partir dos módulos (equivalentes à série) e sim levando em conta as identificações, interesses e possibilidades, socializantes, visando criar grupos de trabalho estimulantes e produtivos. Cada um e todos aprendem a respeitar o outro aceitando as dificuldades na aprendizagem e aprendendo com a convivência com as diferenças.
• Caracterizando um trabalho de tutoria, o professor ou outros funcionários podem se envolver no processo, acompanhando individualmente um aluno tanto em atividades acadêmicas como na produção em oficinas. Como consequências é possível para o aluno elevar sua auto-estima, construir atitudes responsáveis, diminuir o grau de fragilidade na relação com o mundo e retomar seu caminho de aprendizagem e preparação para a vida adulta.
• Acolhimento na área afetivo-emocional é viabilizado pelo empenho na vinculação positiva entre professor e aluno.
• Investimento sistemático na construção da autonomia de cada um para que possa ter sucesso também em outras atividades sociais, além da escola.
• A organização do espaço é diferenciada respeitando as necessidades de cada aluno.
Copyright © 2011 - Colégio Graphein - powered by Blog Stato