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Quem somos

Quem somos

O Colégio Graphein desenvolve métodos educativos e programas pedagógicos específicos para crianças e adolescentes que necessitam de um olhar diferenciado quanto à sua identidade e seu potencial de aprendizagem. O trabalho feito pela equipe do Colégio Graphein consiste em acolher o aluno com suas características, ajudando-o a construir uma nova relação consigo próprio, e com a sua aprendizagem acadêmica e de vida. Oferecendo cursos de Educação Infantil, Fundamental, Médio e de capacitação profissional para Jovens. Sua proposta, desenvolvida a partir de projetos Psicopedagógicos pautados nas expectativas e características individuais dos estudantes, beneficia crianças, adolescentes e jovens que apresentam singularidades e não se adequam às escolas convencionais.

O currículo do Graphein prepara o aluno para a vida escolar, familiar, social etc. Sua excelência e sua especialidade se dão pela forma e pelo projeto pedagógico adotado para cada um dos estudantes, sempre respeitando de forma singular: ritmo, interesse, habilidades pessoais, áreas cognitivas de competência e nível de abstração – tendo como pilares de sua filosofia de educação entendê-los individualmente. Consideramos necessidades específicas de aprendizagens como características de cada aluno que acabe precisando de uma atuação detalhada e cuidadosa do professor, para que desse modo, assimilem conceitos, procedimentos e atitudes. E, a partir do método escolhido, reconhecer a qualidade de suas singularidades como habilidades particulares, estabelecendo projetos de ensinamento especialmente adequado para cada um deles.

O Colégio Graphein se especializou no atendimento à mais ampla gama de particularidades, através de propostas escolares diferenciadas, que tem como estratégias-chaves: Projetos Singulares, com o objetivo de explorar a capacidade de cada aluno de modo especifico e prático, respeitando sua individualidade, procurando conhecer sua história familiar e comportamental, para que dessa forma se estabeleça um contato afetivo e pessoal com os estudantes, desenvolvendo suas habilidades e aprimorando seus conhecimentos; classes com poucos alunos, para que os educadores possam conhecer cada um com profundidade, facilitando a absorção do conteúdo das matérias; organização de módulos didáticos independentes, que estejam de acordo com as necessidades dos alunos, exercendo desse modo, papel fundamental na vida social do estudante para sustentar decisões capazes de abrir perspectivas analíticas potenciais.

História

A trajetória do Colégio Graphein começa em 1975, quando um grupo de profissionais especializados na área de educação, dedicaram-se ao desenvolvimento de um projeto escolar intato, que visava de início – a montagem de berçários com base nas técnicas utilizadas no aperfeiçoamento das faculdades intelectuais em tão tenra idade – interpretar de maneira sapiente e eficaz as características singulares de comportamento desses bebês. O objetivo maior desses educadores era constituir de maneira sólida e responsável um Colégio com métodos de ensino diferenciado; capaz de atender – através da organização de projetos específicos para cada aluno – jovens com modalidades de aprendizagens peculiares e proporcionar a eles uma excelente formação pessoal e acadêmica.

Desde o princípio, os estudos realizados por esta Equipe, ajudaram a aprimorar a estrutura educacional utilizada para compreender as particularidades comportamentais e psíquicas de crianças e adolescentes. E, a partir de 1984 – esse projeto pedagógico, que inicialmente trabalhava com turmas especiais e turmas padrão, separadas – foi ampliado com a implementação do método de inclusão dessas turmas em conjunto. A situação se modificou em 1988, quando foi elaborado um programa de ensino voltado exclusivamente para as singularidades de cada estudante. A criação desta metodologia sempre teve o propósito de criar laços mais fortes e profundos entre professores e alunos; buscando desenvolver, nesses jovens estudantes: a empatia, a temperança e a percepção afetiva. A data de 1988 marca ainda, o surgimento do nome da instituição, escolhido pelo grupo de alunos deste mesmo ano; prática que revelava os princípios com os quais seus fundadores organizaram a nova proposta educacional.

As experiências desses trabalhos resultaram – também em 1988 – na abertura do Colégio Graphein, intitulado como uma Escola diversificada – que tem como princípio respeitar o ritmo de desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno, acreditando sempre que cada indivíduo tem sua maneira própria de sentir e compreender, bem como de expressar seus interesses e habilidades, e que, portanto, não há nunca um processo de aprendizagem igual ao outro. Para tornar este objetivo realidade, foi criado uma estrutura pedagógica modular “organizada semestralmente”, que valoriza a singularidade de cada aluno em relação à sua capacidade de compreensão e maturidade, diferindo do trabalho desenvolvido na escola convencional.

Considerado este caminho trilhado, pelo Graphein – muitas histórias de sucesso podem ser relatadas ao longo desses anos – pois, vários de nossos alunos estão cursando ou já terminaram boas universidades, estão extremamente bem posicionados em suas áreas de atuação profissional, familiar e pessoal.