Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Do “muro, para o papel”… do papel, para a tela.

25 ago 14 ARTIGOS | Comentar

Como tornar significativo o trabalho com a tão famosa vilã das aulas de química: a tabela periódica?

Diversificar as estratégias para aproximá-las dos estudantes…este é o segredo!

Ao diversificar estratégias atendemos as diversas modalidades de aprendizagem de cada um dos educandos e assim, singularizamos a forma de apreensão de um conteúdo muitas vezes pouco amistoso, e este se torna motivador e desperta interesse para aquisição de novos conhecimentos na área.

A Professora Marília realizou um projeto que foi dos muros da escola para as telas dos tablets e celulares, passando pela atividade gráfica, no papel, em sala de aula.

Num primeiro momento, os alunos construíram uma tabela periódica na parede de azulejos do colégio. Cada azulejo foi utilizado para representar um elemento químico. Todo um trabalho de contextualização foi feito neste momento e cada parte integrante da tabela foi pausadamente explicada.

O próximo passo foi a representação gráfica da tabela. Todo o conhecimento construído na parede da escola foi “transferido” para o papel. Atividades envolvendo a tabela e os elementos químicos contidos na mesma foram realizados, sempre de forma contextualizada, fazendo links com a atividade anterior, o 1º passo, a parede.

Do papel para as telas dos tablets e celulares.“Não usar tecnologias móveis é perder oportunidades educacionais muito ricas. “Rebeca Otero, UNESCO”.

É necessário aliar a tecnologia à produção do conhecimento; algo tão familiar aos nossos educandos deve estar presente no cotidiano. Devemos aproveitar as habilidades já desenvolvidas por eles com os aparelhos tecnológicos a nosso favor.

Cada aluno fez download de um aplicativo de tabela periódica. Tal estratégia tem como vantagem, em relação a um modelo físico (papel), o fato de poder ser modificada pelo usuário, no que diz respeito ao que é visualizado durante o uso de acordo com a necessidade. Isso pode ajudar durante os estudos, pois fixa dados por meio de destaque, e assim, otimiza a execução das atividades.

É dessa e de muitas formas que caminhamos com nossos alunos em busca de uma relação saudável e prazerosa com o conhecimento.

 

???????????????????????????????????????

 


Deixe um comentário