Desde 2008, o Colégio Graphein realiza parceria com a ABBÀ Brasile, uma entidade sem fins lucrativos, originária da Itália e de caráter filantrópico.
Essa iniciativa tem a finalidade de oferecer às crianças, adolescentes e jovens, principalmente de escolas públicas, a complementação educacional necessária para que possam ser capacitados para o mundo do trabalho, pelo qual conseguirá mudar a realidade em que vive.
Ser parceiro do estudante nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro, respeitando as singularidades e seus centros de interesse.
O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
O professor é um “investigador”, acompanhando o estudante na realização de suas tarefas escolares, tendo como princípio os conteúdos conceituais adquiridos em seu próprio âmbito escolar.
O acompanhamento das educadoras junto aos alunos é contínuo, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos estudantes em seu dia a dia.
O trabalho psicopedagógico vem de encontro à proposta, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.
Durante todo o processo de ensino aprendizagem, a observação permanente da equipe docente é fundamental para avaliar as questões conceituais, atitudinais, a participação de cada aluno envolvido, o seu interesse, a sua comunicação oral e escrita, o confronto e a defesa de ideias de cada um – diante de nosso instrumento técnico – o projeto singular.
O Colégio Graphein acredita neste percurso e continuará mantendo suas particularidades no atendimento focado ao acompanhamento escolar em parceria com Abbà e a Casa São José.
Acreditamos nisso!
Camila D’Amico
Coord. Pedagógica