Para aprender de forma mais fácil e divertida a disciplina de matemática, os estudantes do Ens. Fund I e Qualificação Profissional participaram da “Oficina de Jogos Matemáticos”, realizada pela COPAG em parceria com o Colégio Graphein.
Essa oficina visa levar aos estudantes brincadeiras e jogos educativos de cunho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento infantil e na construção e potencialização de conhecimentos.
A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerente aos diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer a concepção segundo a qual se aprende matemática brincando.
O jogo tornou-se um instrumento pedagógico rico, um fenômeno cultural com múltiplas manifestações e significados que variam conforme a época, a cultura ou o contexto. O que caracteriza uma situação de jogo é a atividade da criança: sua intenção em brincar, a presença de regras que lhe permitam identificar sua modalidade de pensamento e executar habilidades.
Além disso, a utilização do jogo é uma estratégia didática, facilitadora da aprendizagem, pois as situações são planejadas e orientadas pelo educador, visando o aprender, isto é, proporcionar à criança a construção de algum tipo de conhecimento.
O jogo cumpre, portanto, uma dupla função – LÚDICA e EDUCATIVA – aliando as finalidades do divertimento e prazer, outras, como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral.
Segundo Charnay (1994) citado por Panizza (2006) “O que é ensinado deve estar carregado de significado, deve ter sentido para o aluno”.
Nós, do Colégio Graphein, acreditamos nisso!
Camila D’Amico
Coord. Pedagógica