Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

LIVOX – “Uma maneira diferente de se comunicar!”

14 out 14 ARTIGOS | Comentar


O Colégio Graphein tem como proposta um trabalho pedagógico e educacional desenvolvido especificamente para cada estudante, respeitando a maturidade individual, as habilidades adquiridas, conteúdos aprendidos, inabilidades e os centros de interesse do aluno.

Para que a execução desta proposta aconteça, a equipe docente do Colégio Graphein prepara o fazer pedagógico com o objetivo de acompanhar os caminhos que o estudante está seguindo durante todo o semestre letivo, revendo periodicamente suas reais necessidades. A este processo chamamos Projeto Singular.

Buscando singularizar cada vez mais nosso trabalho educacional, em setembro o Colégio Graphein recebeu a equipe do LIVOX para uma palestra com educadores e especialistas da área da educação.

O Sr. Carlos Pereira, responsável pelo aplicativo de comunicação alternativa para tablets em português, nos apresentou o aplicativo que se comunica a partir de toques em imagens apresentadas na tela do mesmo.

Atualmente, ele conta com mais de 12 mil figuras, um programa de voz com um repertório ilimitado de frases e situações do dia a dia, que permite a criança dizer se ela está com dor, o que deseja comer e como foi o seu dia na escola.

A Comunicação Alternativa é um instrumento que facilita e/ou propicia que pessoas com qualquer grau de defasagem entre a necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

O LIVOX é indicado para pessoas com algum tipo de limitação na comunicação, e o Colégio Graphein, dentro da proposta de singularização do trabalho, busca atender também a demanda de alunos com esta característica.  

O objetivo é de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão; são organizados e construídos auxílios fotográficos como as pranchas de comunicação disponibilizadas no software específico, tornando-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada estudante são construídos de forma totalmente singularizada, levando em consideração várias características que atendem às necessidades deste aluno.

Agradecemos a participação de todos neste encontro!

Camila D’Amico

Coord. Pedagógica

 

 

 


Deixe um comentário