Um sistema para a aquisição de leitura e escrita
Na “Semana de Capacitação” realizada em Julho deste ano, os educadores do Colégio Graphein participaram do curso sobre a proposta estrutural para a aquisição da leitura e da escrita, com base na neurolinguística e nos estudos da evolução filogenética.
Criado pelo Profº. Dr. Oscar Oñativia na Argentina, o curso apresenta uma abordagem cognitiva, que defende o desenvolvimento da consciência fonológica do aluno como base do processo de alfabetização.
Tivemos a oportunidade de receber em nossas instalações sua filha, a Profª. Ms. Ana Cecília Oñativia, que contribuiu para que todos os professores analisassem os princípios que fundamentam a proposta, além de desenvolver uma oficina visando trabalhar as etapas metodológicas e recursos utilizados na construção do Método Integral, sendo assim denominado por contemplar simultaneamente os diferentes aspectos da língua, partindo das cartelas pictográficas até a semântica, a morfologia, a sintaxe e a fonologia.
As abordagens possibilitaram a equipe técnica fundamentos teóricos e atividades práticas, com o objetivo de dar ao alfabetizador uma base sólida para que possa aplicar as atividades em sala de aula.
Um encontro de muitos conhecimentos.
Parabéns a todos os participantes!
Camila D´amico
Coord.Pedagógica