Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Quem somos

Quem somos

O Colégio Graphein desenvolve métodos educativos e programas pedagógicos específicos para crianças e adolescentes que necessitam de um olhar diferenciado quanto à sua identidade e seu potencial de aprendizagem. O trabalho feito pela equipe do Colégio Graphein consiste em acolher o aluno com suas características, ajudando-o a construir uma nova relação consigo próprio, e com a sua aprendizagem acadêmica e de vida. Oferecendo cursos de Educação Infantil, Fundamental, Médio e de capacitação profissional para Jovens. Sua proposta, desenvolvida a partir de projetos Psicopedagógicos pautados nas expectativas e características individuais dos estudantes, beneficia crianças, adolescentes e jovens que apresentam singularidades e não se adequam às escolas convencionais.

O currículo do Graphein prepara o aluno para a vida escolar, familiar, social etc. Sua excelência e sua especialidade se dão pela forma e pelo projeto pedagógico adotado para cada um dos estudantes, sempre respeitando de forma singular: ritmo, interesse, habilidades pessoais, áreas cognitivas de competência e nível de abstração – tendo como pilares de sua filosofia de educação entendê-los individualmente. Consideramos necessidades específicas de aprendizagens como características de cada aluno que acabe precisando de uma atuação detalhada e cuidadosa do professor, para que desse modo, assimilem conceitos, procedimentos e atitudes. E, a partir do método escolhido, reconhecer a qualidade de suas singularidades como habilidades particulares, estabelecendo projetos de ensinamento especialmente adequado para cada um deles.

O Colégio Graphein se especializou no atendimento à mais ampla gama de particularidades, através de propostas escolares diferenciadas, que tem como estratégias-chaves: Projetos Singulares, com o objetivo de explorar a capacidade de cada aluno de modo especifico e prático, respeitando sua individualidade, procurando conhecer sua história familiar e comportamental, para que dessa forma se estabeleça um contato afetivo e pessoal com os estudantes, desenvolvendo suas habilidades e aprimorando seus conhecimentos; classes com poucos alunos, para que os educadores possam conhecer cada um com profundidade, facilitando a absorção do conteúdo das matérias; organização de módulos didáticos independentes, que estejam de acordo com as necessidades dos alunos, exercendo desse modo, papel fundamental na vida social do estudante para sustentar decisões capazes de abrir perspectivas analíticas potenciais.

História

 

Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história.” 

Augusto Cury

 

 

1975 Um grupo de profissionais na área da educação dedicou-se a desenvolver um projeto escolar que visava, de início, a montagem de berçários com base em estratégias de estimulação para desenvolvimento e interpretação eficaz das características singulares dos bebês. Porém, o objetivo maior desses educadores era construir de maneira sólida e responsável um colégio capaz de atender crianças e jovens com modalidades de aprendizagem próprias e por meio do respeito às suas singularidades, promover uma efetiva formação acadêmica e pessoal.
1984 O Projeto Pedagógico inicial foi desenvolvido e o trabalho com turmas especiais e turmas padrão, separadas, foi ampliado e a implementação de turmas inclusivas foi iniciada.
1988 A experiência deste grupo de profissionais, idealizadores de um programa de ensino voltado exclusivamente para as singularidades dos estudantes, resulta na abertura do Colégio Graphein. O nome da instituição foi escolhido pelos alunos deste ano, prática que revelou os princípios com os quais seus fundadores organizaram sua inovadora proposta educacional: o educando ativo, com fortes e profundos laços entre ele e a instituição de ensino, buscando assim desenvolver de forma equilibrada o potencial afetivo e cognitivo de cada um.
Atualmente Nestes mais de 40 anos de história trilhados por nós, muitos casos de sucesso podem ser relatados. Nossos alunos encontraram seu caminho de desenvolvimento pessoal pleno, seja ele no ingresso à universidade, na descoberta de uma ocupação profissional ou num  caminho próprio, encontrado na parceria escola, família, aluno e que trará a realização pessoal e profissional de cada um de nossos educandos!  Nossa meta é que todos estejam realizados e felizes!